sábado, 11 de maio de 2013

Feliz Dia das Mães!

Bom dia queridas amigas...
Vim desejar a todas um lindo,abençoado e maravilhoso  dia das mães,que possa ser especial para cada uma e que o Senhor Jesus derrame uma benção especial sobre as nossas vidas e tb deixar umas palavrinhas pra nossa reflexão!

"Perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido.
E ela respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe".
O filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu, até que volte
O que está cansado, até que descanse
O que está com fome, até que se alimente
O que está com sede, até que beba
O que está estudando, até que aprenda
O que está nu, até que se vista
O que nao trabalha até que se empregue
O que namora, até que se case
O que casa até que conviva
O que é pai, até que crie os filhos
O que prometeu, até que cumpra
O que chore, até que cale
O que me deixou, até que o reencontre. 


Realmente é assim mesmo né?

 Desejo muita alegria e muitos beijos e abraços...
Com carinho:Joelma Patricia!

domingo, 5 de maio de 2013

Mais feltro!!!

Boa tarde meninas,como tem passado?Espero bem!!!
Como havia comentado com vcs, venho trazer mais um pouquinho sobre feltro,ainda estou encantada com esse mundo maravilhoso!
Achei um blog simplesmente inspirador e lindo acima de tudo,onde a sua dona Érika Catarina faz verdadeiras obras de arte e ainda tira um tempinho pra dar dicas preciosas pra nós iniciantes,acho que me encantei mais após conhecer o cantinho dela,ele se chama Ei Menina! vale a pena dar uma conferida,tenho certeza que ficarão maravilhadas com ele,assim como eu!
Vejam só um aperitivo do que é o blog:
 
Para Maria Fernanda ♡
Para a Adélia, de Brasília, presentear a pequena Maria Fernanda, uma boneca princesa vestida em tons cor-de-rosa, com cetro de  coração e coroa rosa! 
Fofa como toda princesa deve ser! E ainda têm bracinhos articulados!
Ano passado fiz uma parecida, lembram? Olha AQUI! 

Toda feita à mão, sem auxílio de máquina de costura.
Gostaram? 
 
medidas:
46 cm alt X 18 cm larg (com a coroa)
39 cm alt X 18 cm (sem a coroa)
 Érica Catarina

 Isso é só um pouquinho do que espera por vcs lá,vale a pena conferir!!!
Bom, aproveitando que estamos falando do blog Ei menina!,confiram as dicas pra principiantes que a nossa amiga Érika Catarina deixou pra nós!



Olá gente querida!

Tenho recebido muitos e-mails com algumas dúvidas de quem está começando a trabalhar com as artes manuais, inclusive o feltro. Questões do tipo: qual o material que eu uso, as linhas, tesouras, cola... e por aí vai. Eu nunca fiz cursos, aprendi fuçando a net e só compro materiais de trabalho num lugar chamado Taguacenter (parece uma míni 25 de Março), perto de onde moro. Não uso máquina de costura, tudo meu é feito à mão mesmo, o que é um diferencial no meu trabalho. Demora mais para ser feito, mas prefiro assim.

Cada um têm suas particularidades para trabalhar com o feltro e tecidos. Eu tenho as minhas. Não sou expect no assunto, mas vou mostrando aqui e em futuros posts sobre tudo o que eu uso, sem mentiras ou frescuras e sem esconder o ouro! Aprendo muito com a vida, com outros artesãos e quem sabe poderemos aprender juntos.


1 – O FELTRO


Você pode não acreditar, mas o feltro tem o lado direito e o avesso. O lado mais grosseiro, felpudo e furadinho é o lado que você vai riscar. Este lado é o avesso! Têm alguns feltros que são mais difíceis de descobrir, então você terá que testar, puxar um pouco com a ponta dos dedos para saber qual lado é mais felpudo! Um trabalho feito do lado errado do feltro provoca muito mais bolinhas e não fica esteticamente bonito. Fique sempre atento(a)!

Eu uso muuuuuito o feltro Santa Fé e alguns do Estilotex.


2 – LINHAS e AGULHAS


As melhores linhas para casear, alinhavar são as linhas de pesponto ou as de meadas. Uso um fio de linha de pesponto na agulha ou dois fios de linha de meada. Eu uso muito mais as de pesponto, pelo fato do trabalho sair mais limpo e ele não embola no caminho, como as de meada. O problema é que as linhas de pesponto não vem numa infinidade de cores, como nas meadas. Oh dó!


Nunca usei linha de costura, acho muito fininha e não valoriza muito o trabalho.

As linhas que eu uso são as de pesponto da Costuratex e Drima e meadas da Círculo e Anchor Mouline. Essas com cores maravilhosas

Quer aprender a casear? Este vídeo ensina: Ponto Caseado

Sempre uso agulha para costura comum. Tem ponta fina e entra melhor no feltro. Eu uso da marca Aquarela, número 7 ou número 8. Mas isso não é um conceito a ser seguido, o melhor é ver qual te satisfaz mais na hora da costura.


3 – PARA RISCAR


Quando você for riscar um molde, use o que mais te agrada, pode ser um lápis bem macio, HB, ou uma caneta que apaga o risco depois ou até mesmo uma caneta comum. Eu prefiro e uso marcador permanente da Acrilex com a ponta bem fina. Sempre tenho nas cores marrom, preta e vermelha. Uso mais a de cor marrom. Na hora do corte é só cortar o que foi riscado para o trabalho não ficar marcado. No caso do feltro preto ou marrom escuro, eu risco com lápis de cor ou caneta gel pastel branco da Toke e Crie. Fica uma beleza! 

4 – TESOURAS


Uso somente as tesouras da Mundial para cortar feltro.


Tesoura pequena: Tesoura Mundial 668-4 1/4" (Ela é pequena e corta maravilhosamente coisas miudinhas, pequeninas).

Tesoura grande: Tesoura 660-8 1/2": Esta tesoura serve para cortar tudo, de tecido a feltro, mas nunca é bom misturar. Serve para cortar as peças maiores.


Sempre tenha umas 5 a 6 tesouras de diferentes tamanhos em casa, de preferência com pontas finas. Vai te ajudar muito. E sempre separe as que são para o feltro e as que são para o tecido e papel para não perder o corte.


Agora, quanto aos cortadores, nunca os utilizei. Mas quero um dia obter aquela super máquina que quase todos têm a Big Shot Sixxiz. Ela têm facas que cortam de papel a feltro, couro e tudo o mais. É uma mão na roda. (Meninas, tenho que falar... ganhei a MINHA BIG SHOT de presente do maridão. Ai que loucura! Iupiiiii!)


Olha o que ela faz. Dê uma olhadinha no link: Sizzix Big Shot


O problema é que as facas (cortadores), já vem prontas e de um tamanho já estabelecido. Eu queria mesmo para fazer florzinhas pequenas e bolinhas. Já que eu perco um tempo muuuuito grande cortando cada pecinha. Mas vale muito a pena!
5 – MOLDES

Para fazer um molde, você deve saber desenhar ou se não souber você pode recorrer ao google para garimpar um molde que já exista. A vaquinha que está na foto, por exemplo!


Você vai ampliar o molde do tamanho que desejar, imprimir e passar para um papel mais durinho.


Eu uso muito frequentemente o acetato ou chapa de radiografia, aposto que você, algum parente ou amigo deve ter guardadas em casa. Deixe as chapas de molho na água sanitária e sabão em pó de um dia para o outro e lave com uma bucha. Para sua proteção, use luvas!


O molde de acetato dura muito mais tempo e não corre o risco de deformação, como no molde de papelão. Se não encontrar, faça de papel cartão.


Organize-se! Guarde os seus moldes. Você precisará deles depois.

Tenho uma gaveta repleta de moldes, todos guardados em saquinhos de celofane e com nome do trabalho em cada um. Exemplo: Bichinhos fazendinha - vaquinha.

Outra forma de guardá-los é numa pasta com plásticos.


6 – COLANDO


Para colar o trabalho em qualquer que seja a superfície, um bichinho numa guirlanda, uma florzinha, letrinha ou lacinho, sejam cautelosos!


Eu uso cola quente para tudo, em especial trabalhos grandes, aperto um pouco para aderir bem e pronto! Por exemplo, a cabeça da vaca no corpinho: cola quente! Ela é maravilhosa e cola mesmo! Não adianta tentar desgrudar! Para desgrudar, uma dica: use secador de cabelos no modo quente.


Uso a cola universal, a pegamil ou Super Cola Universal Tekbond ou UHU  para colar coisas bem pequeninas, detalhes bem miúdos, mas nada impede de usar a cola quente também que eu adoro!

Nunca achei outras melhores. É só ponderar na hora de colar, muita calma nessa hora. rsrs...


Organize-se para fazer as coisas com calma e exatidão para o trabalho sair bem feito.


Em vez de colar um botãozinho, prefira costurá-lo! Vai ficar muito mais fofo!

Guarde seus materiais de trabalho. Há caixinhas, cestos, baús, potes de vidros para isso!

Lave sempre as mãos, o suor e a poeira estragam o trabalho!

Limpe sempre seu cantinho de trabalho!


Enriqueça de ideias, leia, aprenda coisas e técnicas novas, atualize-se. Procure aprender o que de fato gosta. Internet, revistas, feiras, exposições, livrarias e os amigos estão aí para isso! Há muitos meios de aprendizado! •Ü•


E vamos multiplicar o conhecimento!

Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho!

Beijocas e até às próximas dicas!

Perceberam?Que o feltro tem avessoe direito???Então,descobri depois de ler esse post,por isso resolvi compartilhar com vcs,espero que gostem e aproveitem tão bem quanto eu!!!

Agora, baseada  nas dicas da nossa amiga,fiz uma boneca que se chama Fofucha,na verdade é uma bolsa com a carinha da fofucha e com este mesmo pap fiz tb uma da HelloKit,vejam:





Olha o Pap dela foi feito atravé do vídeo da Drika Satkunas no Youtube!
Bom,espero que  vcs aproveitem bem as dicas e que tenham uma semana abençoada e muito criativa !
Bom Domingo a todas e fiquem com Deus!
Joelma Patricia!